sexta-feira, 4 de março de 2011

Crossdressing ou não?

Crossdressers são pessoas que usam roupas ou objetos relacionados ao sexo oposto (por favor, não confundam com transformismo).

E vendo o Oscar nessa semana e os váaaarios modelos usados por Anne Hathaway durante a apresentação, me chamou a atenção o modelo Lanvin usado por ela, com terno, gravata e calça de alfaiataria. Aí quando veio o James Franco vestido de mulher, pensei nesse post.
Por que as mulheres quando se vestem de terno não são necessariamente vistas como crossdressers? 
Bom, mas não foi sempre assim. Em 1930, Marlene Dietrich escandalizou o mundo ao usar terno e gravata em um filme Morocco. Imaginem! 
A mesma estranheza que sentimos ao ver James Franco de vestido hoje. Quem sabe não passa a ser tendência em 2080? Hein?


Essa aceitação e até admiração causada pelo modelo usado por Anne, teve início graças à Coco Chanel! 
Ela foi a primeira estilista a trazer as roupas masculinas para o universo feminino, criando o chamado tailleur. Claro que nessa época só as mulheres mais ousadas usavam calças, mas o conforto delas acabaram trazendo várias adeptas ao longo dos anos. Não é à toa, que Coco é considerada uma das estilistas mais influentes da história. Não só pelo tailleur, mas pelo perfume Chanel nº5, a Chanel 2.55 (que já falamos um pouco aqui), dentre diversas outras criações que continuamos usando 80 anos depois!



 
O tailleur é uma combinação clássica e funciona muito bem, quer dizer, tem pessoas que abusam, como Diane Keaton no Oscar de 2004.






 
Mas vamos ficar só com os exemplos bons?

Adooooro!



Da esquerda pra direita: Alexa Chung,  Beyonce, Leighton Meester, Olivia Palermo






Nenhum comentário:

Postar um comentário